Quem Somos

O que é o CGPDI?

Uma associação sem fins lucrativos, há mais de 15 anos contribuindo com o desenvolvimento científico do país, através da gestão de projetos de pesquisa e apoia atividades científicas e de desenvolvimento tecnológico e de inovação de interesse de instituições de pesquisa e ensino no país.

Como atua?

Através da sua Secretaria Executiva, o CGPDI celebra parcerias firmando contratos de consultoria, bem como convênios de cooperação técnico-científica, com instituições nacionais e/ou internacionais, atendendo interesse das instituições parceiras. Em todos os casos, o CGPDI faz a gestão de recursos financeiros.

História

No ano 2000, pesquisadores líderes do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia – LBA criaram uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de criar facilidades para o desenvolvimento das pesquisas do Experimento LBA realizadas em sítios de pesquisa localizados na Amazônia brasileira.

Assim, a Associação dos Pesquisadores do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia – APLBA, desde então, dedicou-se à gestão de projetos de pesquisa do Experimento LBA.

Com o sucesso e a facilidade com que a APLBA sempre atendeu seus parceiros vinculados ao LBA, a associação passou a despertar o interesse de outros líderes de pesquisa e ganhou a confiança de outras organizações nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento tecnológico. A confiança conquistada ao longo dos anos, naturalmente, é fruto da seriedade e profissionalismo com que a associação sempre executou suas atividades de gestão.

A partir do ano 2011, contudo, a APLBA constatou que precisava ampliar sua área de atuação para atender outros projetos de pesquisa, bem como mudar o nome da associação, de modo que pudesse firmar contratos com instituições financiadoras de outros projetos desenvolvidos fora da Amazônia.

Foi assim que, em Agosto de 2012, através de uma Assembleia Geral, os associados, escolheram um novo nome para a associação, passando para Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – CGPDI, instituído também sob a forma jurídica de ASSOCIAÇÃO, Pessoa Jurídica de Direito Privado, sem fins econômicos.

Desde então, o CGPDI vem servindo e promovendo a integração da comunidade científica, gerindo projetos nacionais e internacionais e contribuindo significativamente para a produção de novos conhecimentos.

Document
© Copyright 2000-2021 CGPDI